Sitcor & Saúde >> Dia Do Médico
Publicado em: 18/10/2016

Dia Do Médico

Dia Do Médico

Em 18 de outubro comemoramos o dia do médico. O que falar sobre os médicos? Quando nascemos são os primeiros que precisamos para nos colocar no mundo. Durante nossas vidas, por quantas consultas médicas já passamos e iremos passar? Quantos especialistas já nos examinaram e irão nos examinar?

Os médicos são os responsáveis por cuidar de nossa saúde, por este motivo, nada mais justo do que termos uma data destinada a homenagear estes profissionais que trabalham tanto por nós.

Além dos médicos atuarem como clínico geral, eles também se especializam em uma determinada área da medicina para poderem dar uma maior assistência ao paciente e tratar uma doença específica, para um diagnóstico diferenciado. Podem ser cardiologistas, obstetras, endocrinologistas, pediatras, etc.

São incansáveis em suas longas jornadas de trabalho, fazendo cirurgias com dedicação por períodos que por vezes achamos que seria impossível alguém conseguir tanta concentração, atenção, paciência e determinação. O médico nunca desacredita no potencial do seu paciente e na capacidade de recuperação de cada um. Podemos perceber no rosto das pessoas as conquistas e vitórias dos médicos, quando recuperam o prazer de viver, as vezes após muito tempo de tratamento.

O dia 18 de outubro é comemorado o dia do médico no Brasil e em alguns países, como a Inglaterra, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica, Polônia, por exemplo. A origem do dia do médico nestes países é em homenagem ao nascimento de São Lucas, que foi um dos quatro evangelistas do novo testamento. Seguidor de Jesus, de acordo com a tradição, escreveu livros do evangelho e o livro dos atos dos apóstolos. Nestes livros, contava muitas histórias de Jesus, com as curas e milhares que assistiu e presenciou.

São Lucas, estudou medicina e é considerado patrono dos médicos desde o século XV. Como médico que era, a homenagem justa, feita pelos profissionais da saúde no mesmo dia do nascimento do santo.

No entanto em outras regiões do mundo o dia do médico é comemorado em datas totalmente diferentes e normalmente para homenagear alguma personalidade importante na área da medicina. Vamos conhecer um pouco sobre estas curiosidades.

Nos Estados Unidos, a data é comemorada em 30 de março, data em que foi administrada a anestesia pela primeira vez em um paciente, pelo Dr. Crawford W. Long em 1842.

Em homenagem ao médico Dr. Bidhan Chandra Roy, muito respeitado e considerado grande arquiteto na Índia, o dia do médico é comemorado no dia 1º. de julho, data em que o médico nasceu e morreu aos 80 anos.

No Irã, o dia 23 de agosto é comemorado o dia do médico, data de aniversário de Avicena, um grande escritor, concentrando seus trabalhos em medicina. Eram enciclopédias cientificas e filosóficas, com textos médicos utilizados em muitas universidades medievais.

Na América Latina, é no dia 03 de dezembro que se comemora o dia do médico, em homenagem a data de nascimento do Dr. Carlos Finlay, um grande médico de origem cubana, que confirmou a teoria da propagação da febre amarela pelo Aedes aegypti, em 1881. Com isso abriu possibilidade para que a medicina progredisse ainda mais na américa, impedindo que houvesse milhares de mortes na América Latina, facilitando o desenvolvimento e até a construção do Canal do Panamá, evitando que muitos trabalhadores morressem com a doença. Na Argentina, esta data é comemorada por iniciativa da Escola de Medicina de Córdoba, conforme decreto do governo de 1956.

Em vários locais no mundo, como vimos as datas valorizam uma personalidade do local, uma pessoa que fez algo pela medicina é homenageada.

Aqui no Brasil, também poderíamos homenagear Carlos Chagas, médico brasileiro, sanitarista, bacteriologista, cientista. Trabalhou como clínico e pesquisador. Atuou em saúde pública. Ganhou vários prémios de instituições do mundo inteiro. Único cientista da história da medicina a descrever uma doença infecciosa. Trabalhou combatendo doenças venéreas e leptospirose. Como nasceu em 9 de julho, poderíamos homenageá-lo, comemorando o dia do médico nesta data com grande mérito.

Poderíamos também homenagear Oswaldo Cruz, outro cientista brasileiro, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista. Estudou as moléstias tropicais, fundou o Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, em 1900 conhecido e respeitado internacionalmente. Combateu a peste bubônica, coordenou as campanhas de erradicação da febre amarela e varíola. Coordenou campanhas de vacinação e limpeza na cidade para combater insetos e erradicar doenças. Nascido em 5 de agosto, teríamos aí uma nova data para comemorarmos o dia do médico.

Sabemos que Deus criou o homem com várias vocações para desenvolver várias profissões, mas podemos dizer que a profissão de médico é uma que muito se parece com ele. Tem o poder de resolver muitos problemas de nosso organismo. Deus deu a eles a função de tratar as problemáticas do ser humano desde os pés até a cabeça. Podemos dizer que Deus deu a eles até o poder da cura, através de pesquisas, descobertas, medicamentos, tratamentos, etc. Não podemos esquecer deles jamais, mesmo que nossa saúde esteja bem. Por isso, temos uma data para poder homenageá-los.

O mais importante é saber que os médicos estão por aí, exercendo sua profissão e o principal lugar onde isso acontece é em um hospital, local também onde a maioria das pessoas doentes recebem os cuidados e atenção necessária para se restabelecerem.

É nos hospitais que através dos recursos tecnológicos, especializações médicas e profissionais, as pessoas têm seus sofrimentos amenizados. É lá que elas irão encontrar os médicos, o lado humano, prontos para curar suas feridas, dar a palavra que conforta, passando confiança, aliviando as dores dos doentes.

O médico precisa ser instrumento de Deus para agir com delicadeza, com leveza, ver em cada paciente seja idoso, jovem ou criança, como se fosse um seu parente, um pai, uma mãe, um filho, para que seu trabalho seja verdadeiro como fez em seu juramento na formatura.

Existem muitas dificuldades na profissão de médico, por isso não é muito fácil falar sobre ela, é um trabalho incansável, sem horário, sem dia. Não existe tempo, nem momento para fazer o bem, não dá para escolher o dia para exercer esta profissão. Todos os dias são dias para salvar vidas, a nossa saúde está em suas mãos.

Um médico é um profissional especial, que não pode errar, não pode voltar atrás, embora sabemos que isso acontece. Ele está preparado para trazer vidas ao mundo e cuidar destas vidas para que sejam saudáveis. Uma pessoa abençoada com capacidade e muito conhecimento que merece homenagens todos os dias do ano. Alguém que merece todo nosso respeito, pois com atenção, carinho, amizade, ajudando aos pacientes a se tornarem pessoas mais felizes, mais confiantes e mais saudáveis, é assim que ele atende a todos os seus pacientes todos os dias do ano. Os médicos, vão operando milagres diante do desespero de uma criança, de uma mãe ou de um idoso, trazendo esperança e paz para seus corações desesperados. Quem doa amor, salva vidas. Esta é a missão dos médicos.

Muitas vezes sabemos que mesmo cansados os médicos conseguem coragem para superar obstáculos e encontram recursos para curar nossas dores e angústias. Com suas mãos nos transmitem além de calor humano, coragem e segurança.

As mãos que amenizam as dores e curam as feridas são abençoadas por Deus, guiadas por ele. Somente uma pessoa abençoada tem poderes suficientes para conhecer nosso corpo e ouvir nosso coração e saber o que ele tem a dizer. Neste dia especial ele tem um agradecimento a dizer, por cuidar sempre de nossa saúde.

O médico é uma vida que dá vidas, tem sempre uma palavra que conforta, sente a dor do doente. Suas mãos especiais, sua sabedoria devolvem a esperança, a confiança e restaura a alegria de viver das pessoas.

Só nos resta pedir a Deus que continue abençoando e guiando suas mãos, abençoe a sua vida, para que possa continuar a seguir na profissão que escolheu com amor, confiança, serenidade, tranquilidade, equilíbrio, fidelidade, dignidade, sabedoria, para que possa por muito tempo ajudar as pessoas, dando esperança para todos aqueles que colocam as suas vidas em suas mãos.

Que o médico dos médicos ilumine todos os médicos nesta data, dando a eles dignidade para terem coragem, sabedoria para curar e muito amor que é a luz que dá a vida.

A todos os médicos, médicas e futuros médicos, nossos Parabéns e que Deus abençoe.

Obrigado Dr. !!!

Grupo SITCOR - Cuidando de você e da sua família